O que eu penso e o que eu sinto

O que eu penso e o que eu sinto

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Nova brincadeira para a passagem de ano: Bleigiessen

 
 
 
Agora nas aulas de alemão estamos a estudar as festividades e a forma como cada país as celebra. Fiquei a saber que tanto no Nepal como no Bangladesh as pessoas seguem um calendário diferente do nosso: no Bangladesh estão no ano 1419 e no Nepal no ano 2069. Fiquei a saber que na Itália não se deve oferecer sapatos a ninguém porque dá no futuro origem a conflitos (pelos vistos mesmo que sejam muito giros). No Irão não se deve oferecer álcool e na Rússia não se deve oferecer túlipas amarelas porque é sinal de separação. Foi uma aula muito interessante. Acabámos por praticar alemão e ao mesmo tempo ficar um bocadinho mais cultos.
No fim, a Professora explicou que os alemães na celebração da passagem de ano têm por tradição fazer um jogo que se chama Bleigiessen e que serve para "adivinhar" o que trará o novo ano. O jogo consiste em casa pessoa escolher uma peça pequena de metal e colocá-la dentro de uma colher que está sobre uma vela. Quando a peça de metal estiver toda derretida a pessoa tem de rapidamente colocar o líquido metálico dentro de água fria para este solidificar. Isto dá origem a uma nova peça de livre interpretação pela pessoa. Cada interpretação tem depois um significado associado. Por exemplo, se a pessoa achar que vê na sua figura um pássaro, isso significa que terá sorte no próximo ano. Se vir um Bretzel quer dizer que terá problemas amorosos. Caso veja um anel quer dizer que no próximo ano irá casar.
Achei o jogo muito engraçado e vou tentar comprar cá alguns para levar para a minha família. Acho que vai ser divertido!


3 comentários:

  1. Tens aprendido tanta coisa! E eu adoro estas partilhas!
    Esse jogo é tão engraçado. E tenho a certeza que eu e tu veríamos na peça toda uma história para um 2014 fantástico ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também aposto que sim. :)
      Tenho aprendido imensas coisas... Adoro quando começamos a falar na aula sobre hábitos culturais, religião e história. Vou continuar a partilhar aqui o que vou aprendendo.

      Eliminar
  2. Esse jogo tem a minha cara :)

    Que giro!

    Obrigada pelo carinho***

    ResponderEliminar