O que eu penso e o que eu sinto

O que eu penso e o que eu sinto

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Não, não bebo leite, obrigada!

 
 
 
Hoje na aula de alemão lá tivemos mais um pequeno debate, desta vez sobre alimentação. Expliquei que tinha deixado de beber leite de vaca, substituindo-o por "leite" de soja ou de arroz para acompanhar os meus cereais da manhã. Outras duas colegas minhas, a M. e a D., disseram que faziam o mesmo. Os outros colegas e a Professora franziram o sobrolho. Expliquei-lhes da mesma forma que me tinha sido explicado a mim por um médico: Qual é o único animal mamífero que conhece que se continua a alimentar de leite em adulto? - O homem. E porquê essa necessidade? As propriedades do leite também se encontram nos vegetais, por exemplo. E acrescentei que já tinha lido vários artigos que alertavam para uma relação entre uma alimentação baseada em produtos láteos e o cancro nos intestinos.
Não sou extremista pois de vez em quando acabo por beber leite de vaca nos cafés ou comer algum queijo porque adoro, mas tento ter em atenção aquilo que como. Afinal de contas, e eu acredito muito nesta frase: somos aquilo que comemos.
 
PS.: Na terceira linha coloquei leite entre aspas porque toda a gente sabe que nem a soja nem o arroz têm mamas... O correto é chamar-lhe bebida de soja ou bebida de arroz!

2 comentários:

  1. Uma altura tive que frequentar uma nutricionista e ela sempre me disse que o ser humano já adulto não tem necessidade de beber leito. Apenas bebemos porque gostamos, ele não traz qualquer benefício para nós! Eu antes disso não fazia ideia pois toda a gente me dizia que faz bem beber leite por causa do cálcio e isso mas, afinal, não faz bem nenhum. Comecei a cortar e bebo de vez em quando :)

    ResponderEliminar
  2. A minha professora de Educação Física do ensino básico também me explicou exactamente isso, a mim e a toda a turma, durante uma aula. A verdade é que sempre tive uma aversão a leite, nunca gostei e deixa-me enjoada... Quando era criança, bebia quase por obrigação e, hoje em dia, raramente bebo leite. Adoro é derivados, tipo queijo, iogurtes, etc. O facto de não ser essencial para a nossa saúde, agrada-me xD

    ResponderEliminar