O que eu penso e o que eu sinto

O que eu penso e o que eu sinto

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Alguém se quer juntar a mim?


Aqui na Alemanha (e talvez isto já acontece com alguma frequência noutros países) há uma nova moda. E é muito simples. Basicamente aqui existem imensos apartamentos arrendados a estudantes ou jovens trabalhadores chamados WG (abreviatura de Wohngemeinschafte). Cada estudante vive num quarto e partilha as respetivas áreas comuns. Paga muito menos mensalmente e usufrui ainda da companhia de outros jovens (muitas vezes amigos).
Ora, as famílias com pessoas idosas começaram a deparar-se com o problema de pagar um lar ou contratar alguém de confiança para tomar conta dos seus. E assim adaptaram a ideia do WG para pessoas mais velhas. Um conjunto de famílias arrenda um apartamento e cada idoso continua a ter o seu próprio espaço mas tendo a oportunidade de partilhar os seus dias com pessoas da sua idade, acabando com o problema da solidão. A primeira vez que ouvi falar nesta ideia questionei-me sobre se isto seria bom resultado. Basicamente imaginei um lar mais pequeno sem enfermeiros e sem auxiliares de apoio. Mas depois explicaram-me como poderá funcionar na prática e fiquei mais convencida. Temos de pensar que cada idoso terá os seus problemas, mas não serão todos iguais. Assim, aquele mais esquecido obterá ajuda daquele que já não se movimenta tão bem enquanto este ajuda um outro a ler as cartas que recebe e por aí fora... Acaba por funcionar como uma micro-sociedade em que cada um desempenha a sua função, criando um ambiente agradável para todos.
Certo será que haverão situações bem caricatas mas o importante é que as pessoas procurem sempre ser felizes e este sistema parece-me ir ao encontro disso mesmo.
Se um dia chegar a velhinha vou pedir aos meus filhos para me porem num WG-Sénior. Alguém se quer juntar a mim?

1 comentário:

  1. É uma excelente forma de também não estarem sozinhos, acho que em Portugal deviam adotar esta ideia

    ResponderEliminar